Especializado em lidar com situações de crise, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi escolhido para ministrar treinamento na modalidade de negociação policial para a comitiva de alunos do IV Curso de Operações Especiais (IV Coesp) da Polícia Militar do Pará (PMPA). A capacitação teve início na segunda-feira (14) e se encerra na próxima sexta-feira (18).
O Coesp é um curso especifico de operações policiais militares onde há um treinamento intenso, de cunho tático operacional de forma que habilite agentes de segurança para agir em missões de alta complexidade. A PMPA fará quatro semanas de treinamento pelo país e, nessa primeira etapa, a coordenação do curso escolheu a PMCE para ministrar as aulas de negociação policial.
Entre aulas práticas e teóricas, os temas abordados serão: negociação tentativas de suicídio, com mentalmente perturbados, com criminosos, com presos rebelados e com terroristas. Ainda, na ocasião, os alunos conheceram as instalações do Bope, tendo acesso ao esquadrão antibomba, com exposição de equipamentos, como o traje de antifragmentação e robô.
Comandante da Equipe de Negociação do BOPE, o Capitão PM Costa destacou a importância da vinda dos profissionais de segurança pública de outras polícias ao Ceará. “Nós ficamos felizes pela procura de uma coirmã que nem a polícia do Pará para receber treinamento de negociação policial junto à nossa PMCE. Isso é de bastante relevância para qualquer Instituição. E, logicamente, esse fato se dá devido à consolidação da nossa equipe de negociação que desde a formação do BOPE vem se fortalecendo com estudos e qualificações inclusive em outros Estados e também pelo atendimento de ocorrências que, desde então, têm se resolvido em sua maioria através da alternativa tática negociação, cumprindo o objetivo do gerenciamento de crises, que é salvar vidas e aplicar a lei”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da PMCE