| Estado investiu mais de R$ 1,5 milhão na nova estrutura, para atender demandas dos bairros Guanabara, Águas Lindas, Águas Brancas e Aurá
Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, já conta com a nova sede do 30º Batalhão da Polícia Militar, entregue na manhã desta quinta-feira (09), como parte dos investimentos que o Estado realiza para garantir mais infraestrutura à área de Segurança Pública. Os policiais passam a ter local adequado desempenhar suas funções, o que resulta na melhoria do serviço prestado à população.
O governador Helder Barbalho participou da entrega do prédio, e frisou que "a estratégia de Segurança Pública do Estado passa pela valorização do nosso efetivo, por isso garantimos remuneração digna aos colaboradores do sistema; passa por ampliar o efetivo, para que tenhamos mais policiamento nas ruas; passa por investimentos em armamento, em viaturas, em equipamentos diversos, para que as ações de combate à criminalidade tenham mais eficácia. E ambientes como este oferecem mais estrutura para que o serviço ofertado pela PM no 30º BPM possa ser de qualidade, garantindo paz à população com a redução dos crimes".
A nova sede do BPM está localizada no Conjunto Júlia Seffer, Travessa Coletora Sul, s/n, Bairro Águas Lindas, e atende aos bairros da Guanabara, Águas Lindas, Águas Brancas e Aurá.
O investimento realizado pelo Governo do Pará na construção da nova sede totaliza R$ 1.518.965,31. O novo prédio conta com salas para o comandante, subcomandante, recepção, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Seções, reserva de armamento, copa, auditório e alojamentos masculino e feminino, além de toda a mobília necessária ao funcionamento da unidade, proporcionando maior comodidade aos policiais militares do 30° BPM e a todos os moradores que buscam o apoio da Polícia Militar.
"Ananindeua está entre as cidades brasileiras que mais reduziram os índices de criminalidade, sendo uma referência. E isso foi realizado a partir das ações de enfrentamento ostensivo, das ações investigativas da Polícia Civil, das ações de parceria com a prefeitura e a Guarda Municipal, das ações das Usinas da Paz (Usipaz), do ‘Territórios pela Paz’ (TerPaz), que compõem a estratégia para enfrentar a criminalidade, reduzir a violência e atender a sociedade", complementou Helder Barbalho.
O comandante do BPM, tenente-coronel Márcio Valério de Souza, contou que há pouco tempo o Batalhão funcionava em uma vila de quitinetes. Segundo ele, a construção da nova sede era um anseio dos policiais e da comunidade. "A gente agradece ao governador por reconhecer a necessidade de melhores condições de trabalho para a tropa", declarou.
Adriana Mesquita, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eneida de Moraes, às proximidades do 30º BPM, considera primordial a existência do Batalhão na área. "A tendência é criarmos, cada vez mais, parcerias para trabalharmos juntos em mais projetos. Os alunos vão ter um ganho, com certeza. Na verdade, toda a área precisava dessa estrutura", reiterou a gestora.
Investimentos - O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, enfatizou que desde janeiro de 2019 vêm sendo realizados diversos investimentos na corporação, e em toda a Segurança Pública. "Sabemos que a Polícia Militar é a locomotiva da segurança, com o maior efetivo e maior contingente. Somos 18 mil policiais em todo o Estado, sendo três mil em processo de formação. Há investimentos em capacitação, cursos, em aquisição de equipamentos e ampliação da frota. Hoje, a PM é muito mais presente em todo o Pará. O 30º BPM é estratégico pela quantidade de bairros que cobre", informou.
Moradora do bairro Águas Lindas, a aposentada Maria Lúcia Lopes Costa acredita que a nova estrutura do 30º Batalhão da PM trará mais segurança a todos que moram e trabalham nos bairros contemplados pelas ações policiais. "A gente vai se sentir mais seguro, especialmente quando estivermos nos movendo de um bairro para outro. É mais qualidade de vida", garantiu.