Segurança ambiental, crimes contra o meio ambiente, aspectos acerca da legislação ambiental e unidades de conservação. Estes foram alguns dos temas que marcaram a segunda edição do Curso de Capacitação Ambiental, realizado pela 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª Cipamb), no período entre 9 a 14 de novembro, em Santarém, município da região do Baixo Amazonas.
Durante os seis dias de duração do curso, os militares puderam adquirir habilidades técnicas para qualificar o atendimento policial em ocorrências ambientais bem como aprimorar a atuação da Polícia em áreas de preservação ambiental. Orientações como procedimentos operacionais de resgate e contenção de animais silvestres, primeiros socorros e patrulha ambiental também fizeram parte da grade de disciplinas ministradas.
A 2ª edição do Curso de Capacitação Ambiental contou com a supervisão da comandante do Comando de Policiamento Ambiental, coronel Coronel Keyla Rocha, da coordenação administrativa da Capitã Izabel Cristina e o apoio operacional do sargento Gildson Soares.
1ª Cipamb tem como objetivo reduzir os índices de crimes praticados contra os recursos naturais e orientar, quando necessário, as comunidades locais e tradicionais, sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. A unidade é integrada ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e atua na fiscalização de crimes desta natureza na região do Baixo Amazonas.