O Governo do Estado do Pará aprovou uma suplementação orçamentária que ultrapassa o valor de 18 milhões de reais destinado à Polícia Militar. A quantia será empenhada na construção de nove unidades policiais na capital e interior do Estado.
A suplementação orçamentária foi solicitada pelo Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, no dia 15 de outubro deste ano, e encaminhada para a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplap). No pedido, foi solicitado o valor necessário para a execução de nove projetos administrativos que vão reforçar as ações da Corporação no Estado.
A suplementação para a execução das obras será voltada para a construção do 6º, 21º, 30º e 36º Batalhões, além da 13ª, 24º e 25ª Companhias Indepenentes de Polícia Militar. A solicitação atende também à construção das novas instalações do Batalhão de Ações com Cães e do Departamento Geral de Pessoal (DGP).
A execução das obras terá o prazo mínimo de 120 dias e o máximo de 360 dias. Desse modo, o projeto deve atender unidades que pertencem aos município de São Félix do Xingu, Marituba, Ananindeua, Belém, Eldorado dos Carajás, Itupiranga e Uruará.
Resgate histórico
Em setembro deste ano, o Governo do Estado também respondeu de forma positiva à solicitação de reforma do prédio histórico do Comando de Missões Especiais (CME) e do anexo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). As duas obras estimam cerca de R$ 6.900 milhões e serão voltadas para a completa recuperação, além da restauração histórica e funcional dos imóveis.
A construção dos prédios faz parte da sequência de conquistas recentes da Corporação, como a restauração do prédio do 2º Batalhão (2° BPM) "Batalhão Tiradentes", transformando o espaço no Complexo Histórico Tiradentes que, também abriga as sedes do Comando de Policiamento da Capital I, Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), Museu da PM e 28° Batalhão, o Batalhão Águia.