As ilhas de Cotijuba, Urubuoca e outras da região ribeirinha de Belém, receberam na última quinta-feira (19), a edição de encerramento do projeto “Direitos Humanos em Ação. O programa idealizado pela Defensoria Pública do Estado conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, entre elas, a Polícia Militar do Pará.
Durante a ação foram realizados 668 atendimentos, dentre os diverso serviços oferecidos para a população carente da região serviços de saúde como verificação de Pressão Arterial (PA), glicemia, teste rápido de Covid-19, aplicação de vacinas, atendimento médico, viabilização de medicamentos, avaliação odontológica, palestras sobre higiene bucal, distribuição de kits de higiene, escovódromo, aplicação de flúor, além de outros serviços como orientação jurídica, emissão de 2ª via de certidão de nascimento e de RG, educação em direitos, distribuição de cartilhas, oficina de desinfetante, oficina de repelente, atividade de arborismo.
A Polícia Militar atuou na ação com militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando Militar de Saúde (CMS), Odontoclínica da PM, Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu) e 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), todos sob a coordenação do Departamento Geral de Operações (DGO).
A parceria entre diversas instituições públicas e privada se mostra de fundamental para a efetivação dos objetivos do projeto que é levar cidadania nos locais que mais necessitam, além disso, as atividades desenvolvidas são extremamente necessárias, haja vista que a população ainda é muito carente de serviços básicos. Esta ação encerra as atividades do projeto Direitos Humanos em Ação de 2020. A PM se coloca a disposição para contribuir com a ação em 2021.