A Polícia Militar iniciou, na tarde deste sábado (21), a operação Impacto, que vai abranger toda a Grande Belém, visando a prevenção da criminalidade com o aporte de viaturas e de policiais militares nas ruas. O Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, foi o local escolhido como ponto de concentração dos aproximadamente 360 policiais e 120 viaturas quatro rodas que compõem a operação.
Na prática, a operação Impacto é um incremento no número de agentes e veículos empenhados na operação Polícia Mais Forte, deflagrada todos os dias, das 17h às 23h, por todas as unidades da Região Metropolitana de Belém.
Por meio dela, a PM promove policiamento ostensivo com viaturas posicionadas em pontos estratégicos dos principais corredores da RMB, aumentando a ostensividade do policiamento e contribuindo para a prevenção de crimes, como roubo, furto e homicídio. A operação deve se estender até o próximo sábado (28).
“O sistema de segurança pública e o Governo do Estado está disponibilizando um grande efetivo operacional e quantitativo de viaturas que irão cobrir os 27 bairros da capital e a região metropolitana. Isso visa proporcionar prevenção a delitos e ficar à disposição do cidadão que transita pela Grande Belém”, informou o tenente-coronel Marcelo de Siqueira, comandante do 2º Batalhão e que esteve à frente da operação Impacto no primeiro dia. De acordo com ele, toda a operação vai ser monitorada a partir do Centro Integrado de Operações (Ciop).
Participam da Operação Impacto militares dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Missões Especiais (CME) e Comando de Policiamento Ambiental (CPA).