Durante a ‘Operação Oeste Verde’, equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPamb) desativaram, nesta segunda-feira (23), uma serraria que funcionava de forma irregular no município de Placas, região oeste do Estado. Um homem foi detido e um arma de fogo apreendida durante a ação.
A 1ª CIPamb deflagrou a operação com o objetivo de combater o desmatamento e a extração ilegal de madeira no oeste do Pará. Por volta das 11h, equipes da unidade realizavam incursões pelo ramal do Divino, quando localizaram uma serraria que funcionava de maneira irregular. Os funcionários fugiram assim que perceberam a aproximação da PM, porém um deles foi capturado e com ele os policiais apreenderam uma espingarda cal. 20 e três cartuchos intactos.
No local, foram encontrados um trator, um caminhão e aproximadamente 114 m³ de madeira (beneficiada e em tora), sendo 100 m³ da espécie castanheira. Devido à distância e às dificuldades de deslocamento, os equipamentos e materiais empregados na atividade ilegal foram inutilizados.
O homem e arma apreendida foram apresentados na Seccional de Polícia Civil de Santarém, para a realização dos procedimentos adequados.