Seis motocicletas recuperadas, três armas de fogo, quase 500 gramas de crack, relógios, celulares e joias apreendidos. Esse foi o saldo das diversas ações policiais implementadas no último fim de semana pelo 16º Batalhão da Polícia Militar, sediado no município de Altamira, sudoeste do estado.
Sexta-feira
Os policiais militares prenderam um homem que transitava na rodovia BR-230 com uma motocicleta sem placa. Ao realizarem pesquisa em bancos de dados, via Núcleo Integrado de Operações (Niop), foi constatado que a moto tinha registro de roubo.
Logo depois, a mesma equipe recuperou duas motocicletas, uma delas com registro de roubo, além de celulares, um revólver e uma pistola calibre 380. Os materiais estavam dentro de uma casa onde, de acordo com denúncias, estariam escondidos suspeitos de participação em roubos, furtos e homicídios na região. Com a chegada dos militares, três ocupantes da residência realizaram disparos contra a equipe e foram atingidos. O trio chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Os objetos foram apresentados na Depol.
Sábado
Também por meio de denúncia, militares do 16º BPM recuperaram duas motocicletas abandonadas em um terreno baldio, no bairro Parque Ipê. As duas eram produtos de roubo e foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil. No mesmo dia, uma equipe da Rondas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) também recuperou uma motocicleta roubada, durante uma abordagem de rotina. O condutor, o passageiro e o veículo também foram apresentados na Delegacia.
Ainda no sábado, a PM foi acionada para averiguar a presença de um homem suspeito dentro de uma residência. Ele foi localizado em um dos cômodos, onde também foram encontrados, 30 peças de joias, um notebook, um relógio, chaves de fenda, 342 munições de calibre 22, entre outros.
No mesmo dia, equipes do Grupamento Tático Operacional (GTO) foram verificar uma denúncia de ameaça, no bairro Laranjeiras, e flagraram um homem portando uma espingarda. Ele foi conduzido para a Depol.
Domingo
Já no domingo, a Rocam apreendeu 422 gramas de crack, uma motocicleta com chassi adulterado, 12 relógios, seis aparelhos celulares, entre outros objetos. Os materiais foram encontrados após denúncia de tráfico de drogas. Um homem, que já tinha passagem pela Polícia, foi preso.
O 16º Batalhão é unidade integrada ao Comando de Policiamento Regional (CPR VIII), responsável pelos municípios de Altamira, Brasil Novo, Porto de Moz, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu.