Para aperfeiçoar a atuação dos policiais militares em ocorrências envolvendo assaltos com refém, o Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) participou, na manhã desta terça-feira (24), de uma capacitação técnica de gerenciamento de crises, envolvendo militares de várias unidades do CPC I. A capacitação foi realizada no Centro Comunitário do Conjunto Bela Vista, localizado no bairro de Val de Cans, em Belém.
Dividida em módulos práticos e teóricos, a capacitação foi voltada aos Aspirantes a Oficial do CPC I. Cerca de 64 policiais participaram do treinamento que foi ministrado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE). As unidades especializadas integram o Comando de Missões Especiais (CME) e frequentemente atuam em ocorrências desta complexidade.
Durante a capacitação, os militares puderam trocar experiências e alinhar os procedimentos operacionais entre o CME e as unidades que atuam no policiamento ordinário. Na maioria das vezes, estes policiais são os responsáveis pela primeira intervenção, pela montagem do teatro de operações e pelo gerenciamento das ocorrências críticas envolvendo reféns nas áreas suas áreas de atuação.