Em reconhecimento à parceria firmada entre a Polícia Militar e órgãos públicos do Estado, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, e o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald Botelho, concederam a representantes de instituições civis, as medalhas “Ordem do Mérito Tiradentes” e “Ordem do Mérito Coronel Fontoura”. As comendas são as duas mais importantes honrarias da PM, entregues a personalidades civis, militares e policiais militares que tenham se destacado na prestação de relevantes serviços à Corporação.
“Essa é uma singela solenidade, que revela o reconhecimento que a Corporação tem por aquelas pessoas que colaboraram e continuam colaborando com a nossa história bicentenária”, disse o Comandante-Geral da PM, durante cerimônia realizada no salão nobre do Comando-Geral da PM, em Belém, na manhã desta segunda-feira (30), com a presença do chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho. O comandante da PM também aproveitou a oportunidade para compartilhar com as autoridades presentes um pouco da história da Polícia Militar e das personalidades que deram nome às comendas.
Os agraciados foram a Secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima da Silva Braga; Procuradora-Chefe da Procuradoria Consultiva, Robina Dias Pimentel Viana; Procuradora-Geral Adjunta Administrativa, Adriana Franco Borges Gouveia; Procuradora-Geral Adjunta do Contencioso, Ana Carolina Lobo Gluck Paul Peracchi; Diretora de Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Maria de Nazaré Souza Nascimento; Coordenadora do PAE/ SEPLAD, Iris Alves Miranda Negrão; o Procurador do Estado, Márcio Mota Vasconcelos, e o senhor Ildemar Santana Teixeira, engraxate e parceiro de longa data da Policia Militar.
As comendas têm sido concedidas paulatinamente em decorrência da pandemia da covid-19, que inviabiliza a realização de grandes solenidades. As homenagens ocorrem, geralmente, em abril e setembro por ocasião do Dia de Tiradentes e Dia da Polícia Militar do Pará.
História
A Medalha “Ordem do Mérito Coronel Fontoura” faz referência ao Patrono da Polícia Militar do Pará, que comandou a tropa na vitória contra a revolta de Canudos, no estado da Bahia, em 1897. Já a Medalha “Ordem do Mérito Tiradentes” é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, considerado o Patrono das Polícias Militares do Brasil.