A PM do Pará é a primeira a adquirir a versão completa do Sistema Dígitro Intelle Totum Guardião WEB e Guardião Online.
A Polícia Militar iniciou, na manhã desta segunda-feira (30), o I Curso de Inteligência e Investigação de Polícia Judiciária Militar, que vai capacitar 30 oficiais e praças da Corregedoria-Geral e do Centro de Inteligência da corporação para o manuseio técnico-legal do Sistema Dígitro Intelle Totum Guardião WEB e Guardião Online. A plataforma permite monitoramento e processamento de dados complexos e não disponíveis, auxiliando a atividade de Polícia Judiciária Militar na apuração de crimes militares.
O curso é presencial e tem carga horária de 160 horas/aula, divididas em quatro disciplinas: interceptação das comunicações telefônicas, interceptação das comunicações telemáticas, gestão do conhecimento e afastamento do sigilo de dados de estação de rádio base e monitoramento e análise de mídias sociais. As aulas presenciais ocorrem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Belém, e são ministradas pelo Coronel da Reserva Remunerada da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Humberto Garay, e pelo instrutor civil David Alves dos Santos.
“O Guardião é uma ferramenta tecnológica avançada e que necessita de uma capacitação longa para que as autoridades de Polícia Judiciária Militar façam uso dessa tecnologia voltada a uma investigação complexa e consigam desvendar possíveis crimes militares que exijam esse conhecimento”, explica o Coronel Albernando Monteiro, Corregedor-Geral da PM e um dos responsáveis pelo curso, ao lado do Chefe do Centro de Inteligência, Coronel Altino Ranieri. O hardware está instalado no Centro Integrado de Operações (Ciop) e em aproximadamente três semanas os alunos serão habilitados a operar essa tecnologia.
Para o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, que esteve presente na aula inaugural do curso, a capacitação para o manuseio desse sistema é uma conquista histórica. “Foi um investimento da ordem de 6 milhões de reais feito pelo Governo do Estado para que a Polícia Militar pudesse ter acesso ao Guardião e ao que tem de mais moderno em termos de tecnologia de inteligência. Para que a gente tenha uma Polícia forte é preciso ter uma Corregedoria forte, juntamente com o Centro de Inteligência, e essa ferramenta vai ser fundamental”.
O uso do Sistema Dígitro Intelle Totum Guardião WEB e Guardião Online pelos órgãos competentes da Polícia Militar será realizado em conformidade com os regramentos constitucionais, legais e doutrinários.