Com a finalidade de proteger a reprodução das tartarugas-da-Amazônia e de garantir a reprodução do pescado na bacia hidrográfica do Rio Xingu, no perímetro que abrange os municípios de Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Porto de Moz, unidades do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar apreendeu mais de 70 Kg de peixe e materiais de pesca durante a operação que iniciou no dia 07 de novembro.
Além de intensificar o policiamento ambiental nas praias em que as tartarugas-da-Amazônia depositam seus ovos, o CPA, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu) realizou 121 abordagens a embarcações, apreendeu 16 malhadeiras e dois espinhéis, que foram inutilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). Também foram apreendidos, aproximadamente, 70 Kg de peixes, doados a uma comunidade do município de Senador José Porfírio.
Conscientização
Ainda como parte da operação, os policiais militares se reuniram com populações tradicionais que residem nas unidades de conservação “Tabuleiro do Embaubal” e “Vitória de Souzel” para esclarecer dúvidas sobre o período do defeso e regras de uso dos recursos naturais na área das referidas unidades. As equipes se colocaram à disposição da comunidade, solicitando a contribuição de todos na proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. A Operação se estende até o dia 06 de dezembro.