Em razão da aproximação das festas de fim de ano e o aumento da circulação de pessoas nas áreas comerciais e bancárias de Belém, a Polícia Militar do Pará, em parceria com outros órgão de segurança pública e defesa social, deflagrou na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Festas Seguras 2020 de forma simultânea em todos os Comandos de Policiamento Regionais da Instituição.
A PMPA, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), vai reforçar o policiamento com o emprego de cerca de 1868 policiais militares em todo o Estado durante os dias da operação. Simultaneamente aos esforços, a PM vai realizar ainda as ações ''Esvazia Quartel'' e ''Visibilidade Réveillon''.
Durante o lançamento da operação no Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), por exemplo, foram utilizadas 35 viaturas e 31 motocicletas para dar suporte operacional aos 171 policiais militares empregados na ocasião. O operação vai ocorrer diariamente até o dia 4 de janeiro de 2021, com foco no horário das 8h às 14 horas.
A concentração das tropas do CPC II ocorreu no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará ‘’O Mangueirão. Na ocasião, estiveram presentes o comandante do CPC II, Coronel Ricardo Neves, o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Antônio Cavalcante, além de outros oficiais e praças da Corporação.
A ação da PM será voltada para as áreas comerciais e bancárias de Belém, que durante esse período do ano, recebem um grande número de pessoas, que saem às ruas para realizar as compras relacionadas às festas natalinas e de réveillon. A ação visa preservar o patrimônio da população durante o período de movimentação da economia na Capital.
‘’O objetivo é intensificar a ostensividade e o policiamento nas áreas comerciais e de grande movimentação de pessoas para que elas não tenham seus bens subtraídos e para que as festas de fim de ano ocorram de forma tranquila’’, explicou o Coronel Ricardo Neves, comandante do CPC II.
Segundo o oficial, no decorrer da Operação Festas Seguras, grande parte do efetivo que atua no administrativo das unidades do CPC II também vai reforçar o policiamento, por meio da Operação Esvazia Quartel, realizada todas às quintas e sextas-feiras.
No CPC II, além do 10º, 24º, 25º e 26º batalhões, a Operação Festas Seguras vai receber o reforço das unidades dos Comandos de Policiamento Especializado e de Missões Especiais. As ações vão atuar ainda de forma integrada com as equipes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), assegurando a tranquilidade da população durante esse período do ano.