A Polícia Militar do Pará, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), realizou, nesta segunda-feira (7), uma ação beneficente voltada à comunidade de Pariquis, zona rural do município de São João de Pirabas, nordeste paraense. Cerca de 150 famílias de origem quilombola, em situação de vulnerabilidade social, foram atendidas pela ação solidária.
No local de difícil acesso e com carências sociais diversas, vivem diversas famílias que não possuem acesso a direitos básicos como escolas, serviços de saúde e enfrentam diariamente a falta de saneamento básico. Com o intuito de ajudar a comunidade, a Polícia Militar, com apoio da Editora Moderna, criou uma biblioteca comunitária que visa colaborar com os estudos das crianças e adolescentes da localidade de Pariquis.
Durante a ação, foram distribuídos kits de higiene, cestas básicas e brinquedos. Atendimentos médicos e odontológicos também foram ofertados, além da apresentação de palestras como "Violência Contra Mulheres e Crianças", "Doenças Sexualmente Transmissíveis" e "Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência", que foram ministradas para a comunidade.
A iniciativa foi idealizada pela DPCDH e teve apoio do Estado Maior Geral (EMG), Departamento Geral de Operações (DGO), Corpo Militar de Saúde (CMS), Fundo de Assistência Social da PM (Fas PM), Diretoria de Apoio Logístico (DAL) e da Editora Moderna.