A fim de prevenir a ocorrência de crimes ambientais como desmatamentos e incêndios em áreas de proteção ambiental, como os que ocorreram no início deste ano em Alter do Chão, distrito de Santarém, a câmara dos vereadores do município discutiu e aprovou nesta segunda-feira (14), a doação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Subal para a Polícia Militar. A intenção é que a área já seja utilizada pela Companhia Ambiental e futuramente seja usada como o local onde deve ser instalado o Batalhão Ambiental da Polícia Militar.
Com pouco mais de dois anos de atuação em Santarém, a Companhia Ambiental tem desenvolvido inúmeras operações no combate aos ilícitos ambientais na região do Baixo Amazonas. E por isso, durante a plenária, o vereador Júnior Tapajós - relator da matéria que prevê a doação do espaço para a PM - enfatizou a atuação da Polícia Militar nos casos de proteção ambiental e combate às práticas ilícitas na região.
Já o presidente da Câmara dos vereadores de Santarém, o vereador Emir Aguiar, também enfatizou a importância da doação da área para a Companhia Ambiental. Segundo ele, a construção do futuro Batalhão de Polícia Ambiental trará mais segurança para a região, que ainda sofre com danos ambientais.
Na câmara, a proposição se doação da APA de Subal para a PM foi aprovada sendo considerada um avanço para a proteção da fauna e flora em Santarém.