Técnicas de resgate, primeiros socorros e procedimentos de proteção coletiva. Estas foram algumas das técnicas que marcaram os dois últimos dias do curso de capacitação em trabalho em alturas promovido pelo Centro de Informática e Telecomunicações (Citel) em parceria com a empresa Lu Engenharia. Destinado ao efetivo militar que compõem o quadro de técnicos do Citel, o curso ofertou 15 vagas e ocorreu nos dias 15 e 16 deste mês, na sede da Companhia de Policiamento Fluvial, localizada na rodovia Arthur Bernardes, em Belém.
Com 16h de carga horária, o curso teve como base as regulamentações da Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que aborda as técnicas de segurança no trabalho em alturas. De acordo com essa norma, toda atividade executada acima de dois metros do chão é considerada trabalho em altura.
O curso foi adaptado para aperfeiçoar ainda mais os técnicos do Citel para atuarem na contenção, manuseio e instalação de equipamentos de rádio comunicação e por isso, durante a capacitação, os policiais aprenderam também a como inspecionar e conservar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPI 's). Conheceram os principais acidentes que envolvem o trabalho em altura e como analisar os riscos e condições impeditivas desta atividade que requer medidas de prevenção e controle.