A Polícia Militar do Pará, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), nesta quarta-feira (16), realizou ações de incentivo à criação de bibliotecas no município de Abaetetuba, nordeste paraense, fazendo a entrega de 600 livros oriundos de doação da Editora Moderna. O esforço conjunto visa colaborar com a educação de crianças e adolescentes, em especial nas escolas ribeirinhas do município.
A ação faz parte do projeto “Formação de Leitores e Criação de Biblioteca Solidária”. Desta vez o foco foi a cidade de Abaetetuba e seu distrito de Beja. A intenção é de semear a criação das bibliotecas em cerca de 70 ilhas ribeirinhas do município.
A estratégia da DPCDH é incentivar cada vez mais a leituras nestes locais por meio dos professores parceiros que executam o SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino), os quais levarão consigo kits de livros diversos, complementares aos livros do Programa Nacional do Livro Didático, reforçando e ampliando os conteúdos gerais e regionais, pois este é um dos fundamentos do SOME que visa garantir aos alunos acesso à educação básica e isonomia nos direitos, de modo a assegurar a ampliação do nível de escolaridade e a permanência dos alunos em suas comunidades, observando as peculiaridades e diversidades encontradas de acordo com suas realidades.
Em Abaetetuba, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Benvinda De Araújo Pontes”, que coordena o SOME na região, foi a primeira a receber os livros, oriundos de doação. Já no Distrito de Beja, por meio do representante da PMPA na localidade, Sargento Heraldo de Souza, uma igreja será o ponto de apoio para inicio do projeto, uma vez que já disponibilizou o espaço de leitura.