A polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Dgec), realizou na manhã desta segunda-feira (21), na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, solenidade de formatura de 64 militares convocados, concluintes do Estágio de Readaptação e Atualização Profissional (ERAP).
O evento foi presidido pelo Comandante-geral, Coronel Dílson Júnior Chefe e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho e Diretor do DGEC, Coronel Paulo Sérgio, além de outros oficiais e praças.
Em respeito às medidas sanitárias de prevenção à Covid -19, visando evitar aglomeração, foi realizada a entrega simbólica do certificado de conclusão do curso somente ao capitão da reserva, Lourival Cardoso, o concluinte mais antigo. Depois da solenidade, os demais oficias e praças receberam os certificados, individualmente.
"A Polícia Militar ganha hoje o reforço de mais 64 homens e mulheres que optaram por retornar da reserva remunerada e continuar contribuindo com a instituição. Todos os convocados, hoje concluintes têm algo que os diferencia dos policiais mais jovens a experiência. A maioria encontrará uma polícia militar que avançou muito nestes dois últimos anos, pois neste período de governo a segurança pública passou a ser realmente prioridade, resultando sermos o estado 'Número Um' na redução dos índices de criminalidade no Brasil", frisou o Comandante-geral durante discurso aos concluintes.
ERAP 2020 - Realizado entre os dia 30 de novembro e 21 de dezembro, o estágio contou com uma carga horária de 168 horas/aulas e ocorreu nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). A capacitação tem como finalidade atualizar os policiais militares da Reserva Remunerada - que voltam a atuar nas atividades administrativas ou no serviço de guarda dos quartéis - com os conhecimentos e técnicas empregados atualmente pela corporação.
Antes de serem aprovados, os policiais convocados foram submetidos às instruções de Armamento e Tiro Defensivo além de outras disciplinas como Técnicas de Abordagem, Processo Administrativo Disciplinar, Noções de Policiamento Comunitário, Policiamento Ostensivo Geral e Comportamento de Autoproteção. No total, foram 11 disciplinas ministradas por oficiais voluntários.