Equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb), apreenderam madeira explorada ilegalmente na região da Lagoa Azul, município de Santarém, Baixo Amazonas. Além da madeira, os policiais encontraram um trator. A apreensão aconteceu durante a segunda fase da operação "Cerberus", deflagrada nesta segunda-feira (28).
A exploração de madeira era realizada em um ramal de difícil acesso, apontado por meio de levantamento de informações do serviço de inteligência da unidade. Após cinco horas de caminhada, os policiais encontraram o local, mas os exploradores fugiram deixando no local um trator utilizado para a derrubada das árvores e extração das madeiras. O maquinário foi destruído no mesmo local conforme determinado na legislação ambiental.
A operação “Cerberus” visa coibir o desmatamento ilegal na região bem como coibir outros crimes contra a fauna e flora amazônica. Durante a 1º fase da operação, além de motosserras e tratores, cerca de 272 m² de madeira foram apreendidas em duas serrarias clandestinas, na região do Chapadão, no município de Santarém.