Equipes da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb), unidade vinculada ao Comando de Polícia Ambiental (CPA), localizaram na madrugada desta quarta-feira (30), grande quantidade de madeira extraída ilegalmente, apreenderam drogas e prenderam um homem no município de Santarém, região do Baixo Amazonas.
A ação policial faz parte da terceira fase da operação 'Cerberus' - que visa coibir o desmatamento na Amazônia e a extração ilegal da madeira - e teve início depois que a unidade recebeu informações sobre crime ambiental praticado em serrarias localizadas na região do Chapadão.
A operação da PM iniciou durante a madrugada e se estendeu durante toda a manhã. Várias pontos do ramal que dava acesso ao local onde o crime era praticado, estavam bloqueados por toras de madeira com a intenção de impedir a passagem dos agentes de segurança pública.
Por volta das 10h30min, finalmente as equipes chegaram até o local da denúncia. Cerca de 193m³ de madeira pronta para a venda e outros 230m³ em toras, foram encontrados e inutilizados no próprio local, devido inviabilidade de transportar o produto.
Ao se aproximarem de outra serraria, os policiais militares se depararam com dois homens tentando fugir em um carro de cor prata. Um deles conseguiu fugir, o outro foi alcançado e acompanhou as buscas realizadas no veículo em que estava. Seis quilos de drogas, sendo cinco de maconha e um de pasta base de cocaína foram encontrados.
O suspeito e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil do município.