O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), unidade que integra o Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realizou o fechamento de uma rinha de galos, nesta segunda-feira (4), no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. No local, cerca de 59 animais foram apreendidos.
Uma operação policial foi realizada pela unidade após tomar conhecimento que em uma chácara, localizada no município de Ananindeua, estava acontecendo maus tratos contra animais. De acordo com as denúncias, no local funcionava uma competição de rinha de galos.
Ao cercarem a chácara, a PM conseguiu apreender 59 galos em situação de maus tratos e diversos medicamentos, como anabolizantes, agulhas, seringas e vários outros objetos que garantiam suporte logístico para o cometimento dessa modalidade de crime no local.
O que diz a Lei: Organizar ou participar de rinha é crime ambiental, definido no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 que diz: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Pena, detenção, de três meses a um ano, e multa.