Em conjunto com agentes da Polícia Federal e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma), equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb) apreenderam oito pássaros silvestres de espécies variadas nesta quinta-feira (14).
Foi após receberem denúncia anônima sobre a situação dos pássaros mantidos de forma ilegal, no bairro do Maracanã, que os agentes foram até o local indicado. Autorizados a entrarem na residência, os policiais encontraram oito pássaros silvestres, nove gaiolas e um alçapão (dispositivo para capturar as aves).
O responsável pelos materiais chegou ao local, em seguida, e tentou soltar um dos pássaros, mas foi imediatamente contido e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.
Após os procedimentos, as aves foram levadas a um zoológico da cidade e liberadas na natureza. Os materiais apreendidos foram destruídos.
O homem foi autuado pelo crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, segundo a qual é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.