Em um ato voluntário e de solidariedade ocorrido na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), no bairro Batista Campos, em Belém, 26 militares pertencentes ao efetivo do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar, realizaram a doação voluntária de sangue em favor de um policial militar que se encontra internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE).
Os militares do 1º Pelotão de Choque tomaram conhecimento que o companheiro de farda estava precisando de doações de sangue, pois precisará passar por uma intervenção cirúrgica, e resolveram organizar, dentro da unidade, uma ação coletiva para contribuir com o tratamento do policial militar.
O gesto foi a forma encontrada pelo efetivo para contribuir com a melhora do quadro de saúde de um agente, que atua no Batalhão de Rondas Táticas Motorizadas (Brotam), e foi hospitalizado, após sofrer uma agressão durante uma ocorrência que envolvia uma pessoa em surto psicótico. A doação alcançará muito mais pessoas, pois com apenas uma única doação, é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes como o concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que são empregados em diversas necessidades hospitalares.
Importante destacar também que o Hemopa garante a segurança de todos e redobrou os cuidados quanto à higiene do espaço. Os usuários são orientados a comparecer com máscara e a utilizar o álcool em gel. Os profissionais do órgão redobraram os cuidados de prevenção no Centro. Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto.