A 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAmb), unidade que integra o Comando de Policiamento Ambiental (CPA), intensificou as ações de patrulhamento ostensivo, no município de Santarém, região do baixo amazonas, no decorrer do ano de 2020, em diversas frentes no combate a crimes ambientais.
Na região metropolitana de Santarém, a 1ª CIPAmb atuou em parceria com a SEMMA e a OAB, e teve um papel importante no combate aos crimes de maus tratos a animais e nas ocorrências de poluição sonora e perturbação do sossego. Ainda em Santarém, na região do Chapadão, zona rural do município, a Unidade desenvolveu um trabalho de fundamental importância no combate ao desmatamento na Amazônia.
Foram realizadas inúmeras apreensões de madeiras, armas e diversas serrarias clandestinas foram inutilizadas. Dentre as quais, merecem destaque:
- Uma ação realizada na região do Chapadão, no mês de outubro, resultou na apreensão de aproximadamente 93 m3 de madeira extraída ilegalmente em duas serrariaclandestinas. O local foi inutilizado, juntamente com todo material que era usado nas extrações de madeira.
- No mesmo mês, mais duas serrarias clandestinas foram inutilizadas na região do Chapadão. Ao todo, cerca de 121 m3 de madeira foram apreendidas, além de serras Induspan, tratores usados para o arraste das toras de madeira e três armas do tipo espingarda.
- Cerca de 114 m3 de madeira foram apreendidas em uma serraria clandestina, durante a operação Oeste Verde, deflagrada no município de Santarém, no mês de novembro. Um homem foi preso no local portando uma arma de fogo e a serraria foi inutilizada.
- Durante a operação Cerberus, deflagrada no mês de dezembro, cerca de 272 m³ de madeira foram apreendidas em duas serrarias clandestinas, na região do Chapadão. No local foram encontrados dois tratores, armas de fogo, moto serras e serras Induspan, que eram utilizados na extração da madeira. As serrarias foram inutilizadas.
- Quatro homens foram presos em uma embarcação com uma tonelada e meia de pescado ilegal. No mesmo mês, dois homens foram presos com 17 jacarés abatidos em uma embarcação, durante uma ação realizada em conjunto com a SEMMA Municipal.