Medida proíbe a circulação de embarcações de passageiros entre os estados vizinhos para evitar a proliferação da covid-19
O Governo do Pará, por meio das forças de segurança, intensificou a fiscalização nas divisas dos municípios de Santarém, Juruti, Terra Alta Faro, Óbidos e Oriximiná, na região Oeste, para se fazer cumprir o Decreto Estadual 1.273/2020, que proíbe a circulação de embarcações de passageiros entre os estados do Pará e do Amazonas. A medida visa impedir a entrada de pessoas do estado vizinho como medida preventiva à proliferação da Covid-19.
A fiscalização é realizada 24h por dia e envolve, diretamente, as polícias Civil e Militar, Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e as forças especializadas do Grupamento Tático de Operações (GTO) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Em Santarém, a Polícia Civil orienta também os proprietários de embarcações a não transportar equipamentos sonoros e instrumentos musicais, com a finalidade de não serem realizados eventos festivos nas comunidades ribeirinhas, conforme decreto vigente na região.
“É assim, juntos, que vamos conseguir vencer a pandemia: unindo forças. Na região, está permitido somente o transporte de cargas, com as equipes de segurança realizando o monitoramento constante nos portos de vários municípios. Somos solidários com o povo do Amazonas, mas neste momento precisamos resguardar a vida da nossa população”, explicou Henderson Pinto, secretário regional de governo da região Oeste, que acompanhou os trabalhos das equipes de fiscalização no porto de Juruti, na tarde deste domingo, 17.
Bandeira Vermelha
Desde que o Governo do Pará mudou o bandeiramento da região do Baixo Amazonas - de laranja para vermelha, as prefeituras da região foram orientadas a restringir atividades e liberar apenas serviços e atividades essenciais em seus territórios. A alteração no bandeiramento está indicada no Decreto Estadual 800/2020, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
O prefeito de Terra Santa, Doca Albuquerque, explica que é importante a presença do governo estadual neste momento, no sentido de se fazer cumprir o Decreto. “É um trabalho em parceria. Aqui em Terra Santa, nós estamos trabalhando para garantir a segurança da população, a partir de ações conjuntas. Somos vizinhos do estado do Amazonas e então a atenção deve ser redobrada, com ações efetivas nas divisas dos municípios. Com o bandeiramento vermelho, foi ligado o alerta máximo: é necessário restringir algumas atividades, para evitar aglomeração de pessoas”, analisa o prefeito.
O prefeito também reforçou a importância das medidas tomadas pelo governo estadual. “O momento é de união e o Governo do Estado está dando condições para que seja desenvolvido um bom trabalho em favor da nossa população. Somos gratos ao governador Helder Barbalho pelo incansável trabalho junto à nossa população e de demais municípios”, finaliza.
Prevenção
O secretário regional de governo pediu para que a população só saia de casa se for muito necessário e, se precisar sair, não se descuidar: “Não deixem de usar máscara, faça sua higiene pessoal, utilize álcool em gel, para que não ocorra no Pará o que está ocorrendo no estado do Amazonas. O governador Helder Barbalho está dando todas as condições para que a população não fique em nenhum momento desamparada, portanto, é importante que todos façam sua parte”, finaliza Henderson Pinto.