A partir da publicação do Decreto Estadual Nº 800, que institui a proibição de festas, bares e shows e define novo bandeiramento nas diversas regiões do Estado, indicando uma necessidade constante de vigilância contra a Covid, o Chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Marcelo Ronald Botelho, se reuniu nesta quinta-feira (21), com setores da corporação envolvidos no planejamento e na execução de medidas de enfrentamento à covid-19. O encontro ocorreu no salão nobre do Comando-Geral da PM e reuniu oficiais que atuam nas áreas do planejamento operacional ostensivo, da saúde, logística, inteligência, psicologia e assistência social, entre outras.
A necessidade de reforçar, no seio da tropa, as medidas preventivas básicas de combate ao coronavírus, como o uso da máscara e do álcool gel, durante o serviço e na folga, esteve no centro dos assuntos discutidos na reunião. A ideia é, a partir das medidas de contingência adotadas pela PM em março do ano passado, reforçar ainda mais o que deu certo e, caso necessário, implementar novas providências, considerando a experiência adquirida e seus efeitos.
“Em razão do longo tempo de restrições, houve um relaxamento natural e a recente confirmação da aplicação da vacina também contribui para esse relaxamento, portanto nós estamos repensando que medidas podemos reforçar e quais precisamos acrescentar para que a tropa mantenha os cuidados até que a vacina alcance a todos”, explicou o Chefe do Estado-Maior Geral. Para ele, outras medidas importantes são o uso da luva e o respeito ao distanciamento social.
Retomada
O decreto publicado nesta quinta-feira pelo Governo do Estado inaugura o Projeto “Retoma Pará”, que é uma resposta preventiva à possibilidade de aumento na transmissão da Covid-19 no Pará. As mudanças consideram os indicadores atuais de saúde e o panorama das ações de saúde no Estado do Pará.
Lucas Silva - ASCOM
Lucas Silva - ASCOM
Lucas Silva - ASCOM
Lucas Silva - ASCOM