|O defeso é o período de proteção da reprodução da espécie e a captura durante esse período pode resultar em penalidades
Mais três pessoas foram presas nesta terça-feira (2), após terem sido flagradas por militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), comercializando caranguejos da espécie Uçá durante o período de defeso. Mais de 4.700 caranguejos foram apreendidos durante as ações de fiscalizações realizadas no município de Castanhal e São Caetano de Odivelas.
No último dia 29 de janeiro se iniciou o segundo período de defeso do caranguejo-Uçá, que até esta quarta-feira (3), se encontrava em período de reprodução. Desde então, equipes do BPA em parceria com agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), intensificaram as ações de combate à venda desses animais.
A primeira apreensão aconteceu em Castanhal quando os agentes que realizavam fiscalização nas feiras locais flagraram uma feirante comercializando os caranguejos. Os animais foram apreendidos e a mulher conduzida para a delegacia para os procedimentos cabíveis.
Já em São Caetano de Odivelas, militares que realizavam o policiamento no rio Mojuim, flagraram dois homens em uma embarcação de pequeno porte que continha exatamente 4.700 caranguejos que haviam acabado de ser capturados. A dupla e os animais apreendidos foram conduzidos para a delegacia onde foram tomadas as devidas providências.
O período de defeso
O defeso é a proibição da captura dos Caranguejos-Uçá enquanto a espécie se reproduz. A época reprodutiva se dá quando os caranguejos saem das tocas e andam pelos manguezais, em busca de acasalamento e liberação de ovos, época conhecida como "andada''. A proteção dessa espécie é estritamente necessária. Pois nesta fase, os caranguejos ficam mais expostos e por isso são facilmente capturados pelo homem.
De acordo com um documento publicado pela Adepará, em 2021, a reprodução da espécie ocorrerá em quatro datas diferentes: no período entre 14 a 19 de janeiro, o segundo período ocorre de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o terceiro entre 28 de fevereiro a 5 de março e por último de 29 de março a 3 de abril.
Na Capital
O BPA também vem realizando fiscalizações em feiras e comércios da Capital paraense. Na última ação, os policiais apreenderam um feirante com mais de 600 caranguejos, no bairro da Terra Firme. Saiba mais aqui.