Com a proibição, por decreto estadual, dos eventos festivos relacionados ao carnaval 2021, as equipes do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), com apoio de militares que se deslocaram da capital para reforçar o policiamento na região, intensificaram, desde o dia 12, as ações contra homicídios, roubos, tráficos de drogas, entre outros crimes, no município de Barcarena na região nordeste do Estado.
Na segunda 15, os agentes foram informados, por meio de denúncias anônimas, que dois suspeitos de participar de diversas ações criminosas no município, estariam comercializando entorpecentes em uma casa no furo de Itupanema. A unidade organizou uma ação para prender os suspeitos. Ao chegar na residência, um dos suspeitos correu atirando contra as equipes e conseguiu fugir para uma área de mata.
Duas pessoas foram presas ainda na residencia onde os militares conseguiram localizar munições calibre 38, 16 papelotes de cocaína, 100 papelotes de oxi, 87 papelotes de maconha, quatro tabletes de maconha ( 222 g), duas balanças de precisão e dois rádios de comunicação.
Todos os envolvidos foram conduzidos, junto com o material apreendido para a delegacia de Polícia Civil, do município.