A obra é um investimento do Governo do Estado e vai concentrar algumas das principais unidades do
Departamento-Geral de Pessoal.
As novas instalações do Departamento-Geral de Pessoal da Polícia Militar, obra orçada em R$6.749.712,56, já começaram a ser construídas nas dependências do Quartel do Comando-Geral da PM, na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A construção do novo DGP tem prazo de execução de 12 meses e faz parte do conjunto de obras anunciado e implementado pelo Governo do Estado do Pará.
O prédio terá, de acordo com o projeto inicial, quatro pavimentos, onde estarão reunidas as seções administrativas do órgão e algumas das principais unidades do DGP, como o Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP), Centro de Atenção Psicossocial (Ciap), Capelania da PM, Unidade Sanitária de Área, com sala de fisioterapia e consultórios médicos e odontológicos, além de uma academia completa. A sede do Fundo de Assistência Social da PM, hoje localizada no bairro da Cremação, também terá um espaço no novo prédio.
A construção de instalações novas e mais adequadas ao serviço prestado é uma demanda antiga do Departamento Geral de Pessoal (DGP), que é responsável pela direção e controle das atividades de pessoal da corporação relacionadas ao ingresso, à identificação, às promoções, além da assistência psicológica, social e religiosa, acompanhamento e ao controle de veteranos e pensionistas, sistema de saúde, entre outras atribuições.
Outros processos de licitação estão em andamento, de acordo com o diretor de Apoio Logístico, coronel Edvaldo Santos, e vão atender à construção de três companhias independentes em Itupiranga, Eldorado dos Carajás e Uruará, e de quatro batalhões nos municípios de São Félix do Xingu, Marituba e Ananindeua (duas unidades).