As praias do município de Salinópolis, destinos procurados pelos banhistas aos fins de semana, amanheceram bloqueadas neste sábado (13), pelas equipes da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM). A ação preventiva ocorre com o objetivo de assegurar o cumprimento das medidas sanitárias, que foram endurecidas para enfrentar a disseminação da Covid-19 em todo o Estado.
Além de realizar o policiamento ostensivo no centro da cidade, os militares posicionaram as viaturas nas principais vias de acesso às praias do Atalaia e Farol Velho. Os policiais bloquearam também as praias da Corvina e Maçarico, bem como a orientaram as pessoas que circulavam nas proximidades. Ao todo, cinco viaturas dão suporte operacional às ações.
De acordo com as novas medidas do Governo do Estado, praias, igarapés, balneários e similares estão proibidos nas sexta-feiras, sábados, domingos e segunda-feiras. A medida ocorreu após o aumento expressivo do contágio pela doença em todo o Pará e o aumento da procura pelos hospitais.
Em paralelo, os militares do Grupamento Tático Operacional (GTO) foram até o município de Capanema, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde de Salinópolis, com o intuito de escoltar as doses da vacina que serão distribuídas para imunizar a população contra o vírus.
Durante o período da pandemia, a Polícia Militar vem atuando em todo Estado garantindo o cumprimento das medidas de distanciamento social, atuando de forma preventiva e repressiva, atuando por meio de fiscalizações, orientações e autuações.