A Polícia Militar, por meio do Comando Militar de Saúde (CMS) participa, a partir desta quarta- feira (22), da campanha de vacinação de idosos acima dos 60 anos, contra a Covid-19. O apoio dos agentes de saúde da Corporação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado (Segup) e a Prefeitura Municipal de Belém. A previsão inicial é que os técnicos de enfermagem da Corporação permaneçam atuando até a próxima sexta-feira (26). Os técnicos da PM atuarão em conjunto com funcionários da prefeitura em uma igreja evangélica localizada na rodovia BR 316, próximo a um shopping, em Belém.
Após receber uma solicitação da Sesma, a Segup mobilizou os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS), para que esses mobilizassem seus efetivos que atuam na área da saúde visando contribuir em efetivo com a campanha de vacinação de idosos acima de 60 anos que residem na capital paraense. A ação conjunta tem como objetivos principais aumentar o número de pontos de atendimento para evitar aglomerações e agilizar o processo de vacinação contra covid-19, dos grupos prioritários a serem vacinados na capital paraense.
A enfermeira Giovana, representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ressalta a importância da atuação do corpo técnico da PM “Nesse momento de luta contra a Covid-19, todo apoio é bem vindo e estamos muito gratos pelo apoio dado por essa parceria dos militares que estão atuando na vacinação”, ressalta a funcionária municipal.
Para o eletricista José Ribamar de Souza Barros, 66 anos, que estava no local para tomar a primeira dose da vacina, a lição que fica é que a união entres as instituições tende a trazer mais benefícios para a sociedade “É muito bom ver as instituições trabalhando juntas para vacinar a população contra o coronavírus, quem ganha com isso é a população que tem um atendimento muito melhor nesse momento de muita apreensão que estamos vivendo por causa desta doença”, fala o eletricista.
O Coronel Mauro Moreira Matos, diretor do CMS, destaca que a PM está disponível para atuar em todos os níveis das ações de combate ao novo Coronavírus, para salvar vidas no Estado “É muito gratificante poder contribuir com a imunização permitindo o cumprimento do calendário de vacinação previsto para o nosso Estado. A Polícia Militar vai atuar com dez técnicos no posto dois, das 08h00 às 18h00, com a missão de imunizar com mais agilidade todas as etapas de vacinação”, explica o comandante do CMS.