A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital I, deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação Comandos, que vai reforçar o policiamento ostensivo em diversos pontos da capital. O objetivo da operação, que se estende até 15 de maio, é atuar nas áreas que apresentaram maior necessidade de policiamento, e inibir, principalmente, a prática de roubos e furtos, além da circulação de armas e drogas.
A primeira frente da operação foi deflagrada na Praça da Bandeira, bairro da Campina, e a segunda, no Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas. Baixada do Marco, Pedreira, Terra Firme, Jurunas, Guamá, Curió-Utinga, Reduto e Cidade Velha são algumas das áreas que vão receber reforço de policiamento, realizado por meio de viaturas quatro rodas e do motopatrulhamento.
A operação tem participação de policiais militares do 1°, 2°, 20°, 27° e 28° Batalhões, além do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado (Graesp), que atuarão de forma maciça em pontos específicos dos bairros de Belém que, estatisticamente, demonstraram maior necessidade de reforço policial. Como forma de garantir uma cobertura mais ampla do policiamento nas ruas e aprimorar a segurança da população, o emprego do efetivo vai se concentrar no contraturno da operação Polícia Mais Forte, deflagrada diariamente das 17h às 23h. Cerca de 200 policiais militares serão empenhados por dia na operação Comandos.