Graças ao trabalho da Polícia Militar e dos demais órgãos de Segurança Pública Estadual, o Pará alcançou novo recorde de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O mês de abril de 2021 já é considerado o menos violento na comparação com o mesmo período dos últimos dez anos, de acordo com os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
A marca alcançada representa, mais uma vez, o esforço realizado pelos órgãos de segurança pública, com destaque para a atuação ostensiva e permanente da Polícia Militar nas ruas de todo o Pará. Vale lembrar que em 2020, além de ter apreendido quantidade significativa de drogas, o Pará foi o estado brasileiro que mais reduziu os índices de crimes violentos com resultado morte, registrando uma queda de 19% na comparação com o ano de 2019, alcançando destaque nacional.
Em um cenário mais recente, se em abril de 2018 o número de latrocínios, homicídios e lesões corporais seguidas de morte chegou a 414 ocorrências, em 2021 o mesmo número caiu para 161. Na prática, de 2018 para 2021, a evolução foi constante: de 414 casos computados em abril de 2018, passou-se para 265 em 2019, chegando a 187 ocorrências em 2020 e 161 registros este ano, menor índice alcançado desde 2010.
Os números são resultado das ações implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, com forte investimento em estrutura, logística, tecnologia e recursos humanos. As medidas adotadas pelo alto-comando da corporação possibilitaram a implementação mais eficaz das operações policiais, renovação da frota de veículos, novos equipamentos, além da construção ou reforma de unidades operacionais e integração com outros órgãos do sistema de segurança pública.
Trabalho contínuo
Mesmo com o recorde, o objetivo é continuar superando as metas. Ainda no fim do mês de abril, a PM lançou em toda a Grande Belém diversificadas operações: operações Comandos, deflagrada pelo Comando de Policiamento da Capital I, Tempestade, com todas as unidades do Comando de Policiamento da Capital II, e Hércules, com o esforço do Comando de Missões Especiais. As ações da PM, que serão intensificadas aos fins de semana, têm como objetivo reduzir ainda mais os índices de criminalidade e atuar nas áreas que apresentaram maior necessidade de policiamento, inibindo, principalmente, a prática de roubos e furtos, além da circulação de armas e drogas.
Para o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, o trabalho da corporação precisa continuar de maneira ininterrupta e firme. “Nós temos que trabalhar em equipe, de maneira coordenada, para que possamos alcançar os resultados que nós já vimos alcançando. Não podemos descansar, precisamos manter o trabalho e entender que sempre podemos melhorar”, explica o comandante da PM.