Tropas do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar cumpriram, na manhã desta quinta-feira (5), Mandado de Reintegração de Posse de um terreno no bairro do Tapanã, em Belém.
Com mais de 314 mil metros a área, que pertence à empresa Petrobrás, estava sendo ilegalmente habitada por mais de 300 famílias. A maioria delas, já havia iniciado o processo de desocupação do espaço desde a última segunda-feira (3), atendendo ao Mandado emitido pelo Juiz da 7ª Vara Cível da Comarca de Belém, Doutor Marco Antônio Lobo Castelo Branco.
Além da unidade, profissionais da empresa Equatorial e agentes da Polícia Civil do Estado, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e outros órgãos de Segurança Pública também integraram a operação, que reuniu ao todo, 182 homens.
"Durante a semana, reunimos com todos os oficiais do CME para alinhar as atuações de cada equipe de maneira a garantir o cumprimento do Mandado de Reintegração e com segurança e assegurando a integridade física de todas as partes envolvidas", frisou o comandante da unidade, coronel Neves, que coordenou as ações.
O tenente-coronel Aquino deu mais detalhes sobre o trabalho de algumas equipes envolvidas na operação. "Cada equipe cumpre uma missão específica. A Rotam atuou com a Semob no desvio e organização do trânsito o BOPE, realizou a varredura em áreas mais distantes para verificar possíveis grupos criminosos. O Batalhão de de Choque atuou em duas frentes, contando com apoio do Batalhão de Ações com Cães e Regimento de Polícia Montada", explicou o oficial, responsável pelo comando da operação integrada.