PM inicia processo para implementação do SUME em Santana do Araguaia

IMG 2854Foto: Rebeca Rocha - VC PM

Uma comitiva de representantes do município de Santana do Araguaia, chefiada pelo Prefeito Eduardo da Machado e pelo Secretário de Educação Municipal, foi recebida na tarde desta segunda-feira (17), pelo coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, Comandante-Geral da Polícia Militar juntamente com a coordenação do projeto SUME. O encontrou ocorreu na sede do comando geral, em Belém.

Na reunião em que foram definidos os últimos detalhes para a assinatura Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Projeto de Supervisão Militar Educacional no município de Santana do Araguaia, estiveram o prefeito do município e o secretário de Educação, discutiram com o coronel Dilson Júnior sobre os termos finais para garantir a assinatura do convênio entre as instituições.

Para o prefeito do município a experiência observada em outros municípios foi determinante para que Santana do Araguaia demonstrasse interesse em participar do projeto de Supervisão Militar Educacional “A gente tem se espelhado na experiência positiva que observamos em outros municípios como foi o caso de Marabá e Eldorado dos Carajás que tinham escolas municipais em área de risco e a partir do momento que foi feita essa parceria com o governo estadual, por meio da Polícia Militar transformou aquela região, transformou a vida das pessoas trazendo mais otimismo para os familiares dessas criança”, ressaltou o prefeito.

O secretário de educação do município fala que esse é o primeiro passo de uma parceria que vai trazer melhorias na qualidade de vida para muitas crianças que vivem em situação de risco e serão alcançadas pelo projeto. “Estamos dando o primeiro passo para concluirmos essa parceria que será concretizada com a implementação do Projeto de Supervisão Militar na escola municipal Terezinha Abreu Vita, escolhida por um alto índice de violência infanto juvenil, ela passará por uma reforma geral para melhor atender as necessidades do projeto e acolher da forma mais adequada nossos alunos”, explica Adenilson da Silva.

Para o tenente-coronel Leno Carmo, coordenador geral do projeto Sume, ''as parcerias realizadas com as prefeituras e com a Secretaria de Educação do Estado representam um grande avanço na cooperação entre a segurança pública e a educação, com vistas a melhoria do ambiente educacional, a prevenção da violência e a transformação das realidades locais, tendo a escola como um espaço indultor da segurança para toda a comunidade'', comentou.

Com a implementação do projeto em Santana do Araguaia serão quatro municípios atendidos, além de outras cidades que também pleiteiam a ação em suas escolas. Para o Coronel Dilson Júnior a procura por parte das prefeituras buscando informações e solicitando a atuação da PM nos municípios representa o grande êxito da ação nas cidades onde o convênio já está em funcionamento. “ A gente fica muito feliz de ver a instituição firmar diversos convênios para viabilizar a implantação do Projeto de Supervisão Militar Educacional, já temos escolas em Marabá, Eldorado dos Carajás e Tailândia, e agora Santana do Araguaia terá a quarta escola, com isso vamos contemplar ñao só a sociedade do município, mais também parte dos alunos da escola são os filhos dos nossos policiais militares, então a garantimos, com isso não só uma educação de qualidade para a sociedade como também para a família policial militar o que também é um dos nossos objetivos”, finalizou o Comandante-Geral da PM.

IMG 2840Foto: Rebeca Rocha - VC PM

IMG 2841Foto: Rebeca Rocha - VC PM