Responsável pela execução financeira das despesas da Polícia Militar, a Diretoria de Finanças da Corporação (DF) celebrou, nesta quarta-feira (30), 47 anos de criação do órgão. A cerimônia, realizada no auditório do Comando-Geral da PM, teve a presença do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald de Souza.
A DF é subordinada ao Departamento-Geral de Administração da PM e tem como função dar suporte à atuação da Polícia Militar nas ruas, por meio da participação direta no processo de locação de viaturas, pagamentos de contratos de obras estruturantes, como construção e reformas de unidades, e também pelo pagamento de instrutores dos cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento da PM. Todos os processos da administração financeira são devidamente auditados, com rígido controle sobre o recurso público destinado à Polícia Militar.
“A Diretoria de Finanças tem evoluído bastante com um trabalho altamente determinante para que o fim pretendido ocorra de forma organizada. Na estrutura organizacional da PM, a DF exerce um papel técnico, através dos policiais militares, voluntários civis e assessores contábeis”, destacou o chefe do órgão, coronel Marcelo de Siqueira.
Valorização
Durante a cerimônia, foram entregues pelas autoridades presentes as medalhas do Mérito Tiradentes, Medalha de Bons Serviços, Láurea do Mérito Pessoal e Certificados de Menção Honrosa. Também tiveram local de destaque os policiais militares com mais tempo de serviço na unidade.
Para o cabo Hugo da Silva Lopes, que atua na Diretoria de Finanças há mais de 9 anos, foi uma satisfação ter sido contemplado com a medalha Tiradentes. “É um reconhecimento pela dedicação e esforço e eu agradeço também à família DF pelo agraciamento”, celebrou o policial que já atuou em todas as seções do órgão.
O capital humano, aliás, foi destacado pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald de Souza. “Essa valorização demonstra que cada um de vocês, do voluntário civil ao coronel, quando passa o portal de entrada do Comando-Geral, acaba deixando para trás suas responsabilidades para se dedicar aos processos que passam pela Diretoria de Finanças. É um trabalho silencioso que, graças ao empenho da equipe, consegue tocar os processos com a devida competência”, destacou o coronel, que representou o comandante-geral da PM na celebração.