A primeira etapa da ação social promovida pela Polícia Militar em parceira com o Instituto Ercília Nicodemos foi encerrada na tarde desta quinta-feira (08) com mais de mil policiais militares e familiares atendidos. As consultas oftalmológicas ocorrem no quartel do Comando-Geral da PM, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, e garantem ao beneficiado um óculos de grau entregue de forma como parte da iniciativa que tem previsão de retorno em agosto.
Serão doados, ao todo, 5 mil óculos durante a ação, que antes era voltada apenas para policiais da reserva e passou a abranger também policiais da ativa. O apoio é resultado de uma emenda parlamentar do deputado estadual Martinho Carmona, que priorizou recursos para subsidiar a ação em prol, principalmente, dos policiais militares veteranos. A ideia tomou corpo e ganhou o apoio do Instituto Ercília Nicodemos, por meio da deputada estadual Renilce Nicodemos. Nos casos em que é detectada necessidade de cirurgia ou outra intervenção mais complexa, é dado suporte ao beneficiário por meio do Hospital Cyntia Charone, que também é parceiro da PM na ação social.
Outro colaborador do projeto é o vereador Washington Albuquerque, mais conhecido como vereador "Neném", que na quarta-feira esteve no local de atendimento. "A parceria com a Polícia Militar está rendendo bons frutos. As pessoas atendidas estão gostando, estão elogiando bastante. Está tudo muito bem organizado e isso nos motiva a planejar novos projetos para futuras parcerias com a Corporação", destacou.
Todas as consultas com os policiais e familiares cadastrados são agendadas pela PM. Com dia e horário definidos, o beneficiário pode ir até o Comando-Geral da PM, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, para ser devidamente atendido.
"Eu me sinto satisfeita pela oportunidade pois existem muitas pessoas que enfrentam dificuldades na compra de um óculos e até mesmo para ter uma consulta oftalmológica. Então eu me sinto agraciada e muito feliz", comentou a sargento Rosângela Franco, que atua no Centro de Veteranos e Pensionistas.
Para Raimunda Pinho, esposa de um sargento da PM, a chance de receber um óculos de grau veio em boa hora. "Eu estava precisando e houve essa oportunidade em que a Polícia abriu esse espaço para nós. Fico muito feliz", comemorou.
Com um resultado significativo para o primeiro ciclo, a expectativa do comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, é que a ação alcance maior visibilidade. "Foram três dias de ação e mais de mil atendimentos. Grande parte vai ser atendida na segunda etapa, já no mês de agosto, e com certeza vamos alcançar a meta que é entregar os 5 mil óculos", concluiu.