Com policiamento diversificado e reforço de militares de outras unidades, o 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM) apresentou o balanço do mês de julho com expressiva redução de furtos e roubos no município de Cametá, região nordeste do Estado.
Com população estimada em 140mil habitantes, a "Pérola do Tocantins", como é carinhosamente chamada, é uma das cidades que mais atraem visitantes e turistas durante feriados prolongados, períodos de carnaval e férias escolares.
Prevendo o intenso fluxo migratório de pessoas em direção a esse município, no período de veraneio, o Departamento Geral de Operações da PM (DGO), deslocou dezenas de policiais militares de outras unidades para reforçarem ainda mais as ações ostensivas e preventivas durante o mês de julho. Somente para Cametá, foram quase 50 homens.
Dessa forma, além do policiamento diversificado que é realizado, habitualmente, por meio de nove motos, três viaturas e uma lancha - para intensificar o combate à pirataria, Covid-19, crimes ambientais e fiscalização das regiões ribeirinhas -, o 32° BPM contou com suporte de 47 militares para realizarem o policiamento ostensivo na modalidade a pé em pontos estratégicos no centro da cidade.
Assim, além de reforçarem a prevenção em áreas estratégicas, onde há maior fluxo de pessoas como orla da cidade, feira livre e praças, a Polícia Militar garantiu segurança e tranquilidade aos banhistas da praia da Aldeia, também situada na área urbana de Cametá.
"É importante destacar que a segurança não se restringe à área urbana, somente, mas abrange também, as regiões ribeirinhas e vilas mais longícuas. Temos Postos da Polícia Militar em seis comunidades rurais: Curuçambaba, Carapajó, Porto Grande, Vila do Carmo, Juaba e Itucuara", ressaltou o comandante do 32°BPM, tenente-coronel Wagner Sales.
Melhor julho dos últimos três anos
Atuando de forma integrada com os demais órgãos órgãos estaduais e municipais a unidade, que integra o Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), conseguiu fechar o mês de julho com redução expressiva de roubos, furtos e homicídios em Cametá, ao comparar os dados do mês de julho de 2019, 2020 e 2021.
"Reduzimos em 71% os registros de furtos, em 80% o número de roubos e em 50% o de homicídios, seja na área urbana como na região das ilhas, isso em comparação à 2019. A atuação da PM em julho deste ano foi tão eficiente, que superou até mesmo os índices de 2020, quando estávamos em plena pandemia e havia limitação do acesso às praias, frisou o subcomandante do 32° BPM, major Esmalie Mesquita.
O setor de inteligência da unidade elaborou um quadro para apresentar a redução dos três crimes mais recorrentes em Cametá durante julho de 2019, 2020 e 2021.
Além de ser responsável pelo policiamento em Cametá e suas vilas, o 32°BPM abrange também os municípios de Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará, todos localizados na região do Baixo Tocantins.