A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira, 6, uma solenidade militar alusiva ao 20° aniversário do Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP), unidade que integra o Comando de Policiamento Especializado (CPE).
A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior e ocorreu no Seminário Pio X, em Ananindeua. Além dos integrantes da unidade, oficiais do alto escalão da Corporação, autoridades civis e militares também prestigiaram o evento.
Quatro militares foram agraciados com a Láurea do Mérito Pessoal pelos relevantes serviços prestados à Corporação. Autoridades civis e militares receberam o Diploma e a Moeda Especial alusivos aos 20 anos de criação do BPOP.
Responsável pela leitura da Ordem do Dia, o comandante do BPOP, tenente-coronel Alfeu Bulhões, aproveitou para exaltar o engajamento da tropa e relembrou momentos marcantes na história do BPOP. "Nos últimos vinte anos, houve inúmeros episódios de graves riscos a vida dos nossos policiais, mas todos superados com coragem, honra e técnica", frisou o oficial.
A unidade também realizou a entrega do Certificado "Amigo do BPOP" e homenageou antigos comandantes e policiais falecidos.
O Comandante-Geral da PM ressaltou que o BPOP também teve importante participação na redução histórica dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI's) em todo o Pará e deixou uma mensagem especial à tropa.
"Se nós alcançamos resultados expressivos nos últimos vinte anos, foi graças ao trabalho de dedicação integral de todos que integram a unidade com qualificação técnica, zelo e profissionalismo e isso faz toda a diferença" conclui o Coronel Dilson Júnior.
BPOP em ação
Com a criação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), no ano de 2019, a unidade passou a atuar, principalmente, na segurança externa dos estabelecimentos prisionais e no policiamento ostensivo das áreas adjacentes. Dessa forma, a responsabilidade da segurança interna e blocos carcerários ficam a cargo da recém-criada Polícia Penal do Estado do Pará.
Atualmente, a área de atuação das guardas do BPOP correspondem ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel (CPSI) em Americano, Presídio Estadual Metropolitano I, II e III, em Marituba, Centro de Recuperação Feminino (CRF) em Ananindeua e Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) no conjunto Satélite, em Belém.