A Polícia Militar do Pará encerrou na tarde desta terça-feira (10) o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento - Turma II (CGS), durante solenidade realizada no pátio de formatura do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças ‘’Coronel Moreira’’ (CFAP), no bairro do Marco, em Belém. A partir de hoje, 130 praças da corporação estão aptos para serem promovidos à 2º sargento.
Marcaram presença no evento o Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho, o Titular do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), Coronel Paulo Sérgio, o Comandante do CFAP, Tenente-Coronel Artur Silva, entre outras autoridades civis e militares.
O curso teve a duração aproximada de dois meses e foi destinado para os militares que possuem a graduação de 3º sargento. O principal objetivo do CGS é transmitir uma carga de conhecimento aos policiais que serão promovidos por meio de disciplinas teóricas e práticas, garantindo formação técnico-profissional essencial para o exercício do novo cargo.
A turma do CGS levou o nome 2º Sargento José Edmilson da Conceição Barros, em memória, e teve como paraninfo o Deputado Estadual Fábio de Souza Freitas.
Policiais de 35 municípios do Pará participaram do curso, que teve pólo de formação apenas em Belém. Dos 150 militares que iniciaram o CGS, 130 concluíram com aproveitamento as palestras e disciplinas ministradas. O curso contou com instruções de técnica de abordagem, gerenciamento de crise, procedimento administrativo, direito penal militar, direito processual penal militar, entre outras.
O Tenente-Coronel Arthur Silva, Comandante do CFAP, comentou sobre os desafios enfrentados. "Para que chegássemos até aqui, houve um esforço enorme por parte deste Centro de Formação. Oficiais, sargentos, cabos, soldados e voluntários civis. Todos trabalharam incansavelmente para que o dia de hoje chegasse", destacou o Militar.
Durante a solenidade, ganharam destaque no evento os três primeiros colocados no curso. O 3º Sargento Eder Judson Almeida Trindade, com a 1ª colocação, seguido dos sargentos Joelson da Silva e Souza, e Mario Augusto Mendes Ribeiro, ocupando a 2ª e 3ª posição respectivamente.
O Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ronald Botelho, aproveitou a oportunidade para parabenizar os formandos e destacou que os militares estão sendo preparados para uma nova fase na carreira militar. "Vocês terão o condão de educar, orientar, acompanhar, corrigir os erros e apontar a direção correta de nossos cabos e soldados. É uma missão árdua e importante", pontuou o Oficial.
Para minimizar as chances de contaminação pela Covid-19 entre os participantes, foram disponibilizados álcool em gel em todas as salas, com limitação máxima de 30 alunos em cada uma delas. Além disso, foi obrigatório o uso de máscara por todos os militares, e exigido ainda a imunização com a vacina contra o novo coronavírus.