Para fiscalizar o bom estado e o correto uso do fardamento pela tropa, a Polícia Militar iniciou, na manhã desta quarta-feira (11), uma inspeção de uniforme em todas as unidades da PM na capital e no interior do estado. A verificação vem após o pagamento, pelo Governo do Estado, do Auxílio Aquisição Uniforme, aos cabos e soldados da corporação.
O fardamento da PM sofreu mudanças em setembro de 2019, com a decisão conjunta, tomada pelo comando e pela tropa, de substituir a cor verde pela tradicional cor azul petróleo, utilizada pela corporação até 2010. Desde então, a PM tem buscado manter a padronização do novo fardamento, como forma de preservar a uniformidade da instituição e a boa apresentação do policial militar. Ao longo desta semana, a inspeção deve ocorrer em todas as unidades da PM.
No Quartel do Comando-Geral da PM, em Belém, o “paradão” militar reuniu boa parte do efetivo policial e foi presidido pelo comandante-geral, coronel Dilson Júnior. Ele pontuou, durante a cerimônia, os avanços já alcançados pela PM este ano, destacando o mês de julho como o que registrou o menor índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) dos últimos 12 anos. “Desde 2010, quando se começou a avaliar o número de CVLI, o mês de julho de 2021 registrou os menores índices. Nós identificamos, com esses números, que estamos no caminho certo, que todo o investimento do Governador do Estado tem feito no Sistema de Segurança Pública tem resultado positivo. Reduzimos os índices de criminalidade, bem como o número de mortes de agentes de segurança pública e, sobretudo, temos trazido para a nossa corporação a tão almejada paz social”.
Outros pontos destacados pelo comandante foram a imunização total da tropa, que foi a primeira em todo o país a se vacinar contra a covid-19, a colaboração dos policiais nas operações sazonais, como a operação Verão Seguro 2021, o avanço nas fases do concurso público para o Curso de Formação de Praças (CFP), além da modernização dos coletes balísticos e da frota de motocicletas, o que deve ocorrer na próxima semana.