Passageiros de uma embarcação que partiu de Monte Alegre com destino a Santa Maria do Uruará, distrito de Prainha, no Oeste paraense, foram resgatados na noite desta terça-feira (10) graças a uma ação do 18º Batalhão da PM. Os policiais retiraram cerca de 15 pessoas de um barco que estava à deriva no rio Amazonas, por meio de outra embarcação, que foi abastecida com a arrecadação feita pelos próprios policiais.
Era por volta das 21h, quando o 18º Batalhão recebeu áudios, via aplicativo de mensagens, de pessoas pedindo socorro. Elas navegavam pelo rio Amazonas, no barco Mendes Leal II, que sofreu uma pane e estava naufragando, sendo insuficiente o uso de bomba para escoar a água de dentro do barco. Com o apoio de um piloto e de uma embarcação emprestada, mas sem combustível suficiente, três policiais contribuíram, do próprio bolso, para abastecê-la e ir ao encontro do barco Mendes Leal II.
Aos poucos, os passageiros passaram para a embarcação de resgate e conseguiram retornar para Monte Alegre em segurança. “A princípio, é desesperador ver as pessoas preocupadas por causa dos amigos. Mas no porto, ver as pessoas se abraçando, agradecendo a Deus, é muito gratificante”, destacou o cabo Elias Campos, componente da equipe de resgate. Na chegada, os passageiros agradeceram os policiais militares e, abraçados, fizeram uma oração.
“Se o socorro não chegasse em tempo hábil, talvez o resultado seria outro. São atitudes como as dos policiais que enaltecem o nome da Polícia Militar do Pará e do 18º Batalhão”, comentou o comandante da unidade, major Eduardo Angelo de Carvalho.