O soldado Ronaldes de Oliveira Ferreira, do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Pará (Bope), concluiu, nesta segunda-feira (23), o 2º Curso de Operações Especiais (II Coesp) realizado pela Polícia Militar do Estado do Piauí. O policial militar, de 33 anos, se tornou o mais novo “caveira” da PMPA, como são chamados os militares que concluem com êxito o Coesp.
O Curso de Operações Especiais da PMPI, de acordo com a instituição coirmã, tem como objetivo a atuação dos policiais militares em intervenções especializadas na gestão de ocorrências de alto e altíssimo risco. O curso começou no dia 27 de abril, com 31 alunos, e foi concluído nesta segunda-feira (23), com 15 formandos.
Segundo o soldado Ronaldes, o II Coesp/PMPI foi dividido em módulos, passando por etapas que exigiam rusticidade e técnica. Foram mais de quatro meses de curso, com instruções de técnica de patrulha em ambiente urbano, assalto tático, técnica de tiro, rapel tático, módulo de montanha, mergulho, adaptação à sobrevivência na área de caatinga, paraquedismo, entre outras, ministradas em diferentes estados, passando pelo Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia.
“Concluir o Coesp é uma realização profissional, é algo difícil de expressar com palavras. É um modo de vida, um sacerdócio que nós nos propusemos a fazer quando nos inscrevemos no curso”, comenta o soldado Ronaldes, que agora passa à condição de especialista em ações de alta complexidade.