A segurança nos rios está vivendo uma nova era com os investimentos aplicados na renovação da frota e qualificação dos profissionais que atuam na segurança na sua segurança. De dezembro de 2020, quando foi entregue a primeira lancha blindada, até esta segunda-feira, 23, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), já entregou dez novas embarcações para reforçar as ações preventivas e de ostensividade em diversas localidades paraenses, em apenas oito meses.
A última entrega foi realizada no município de Breves, localizado na região do Marajó, nesta segunda-feira, 23. A lancha será utilizada pela Polícia Civil para a realização de diligências, reforçando as investigações e colaborando para identificar e prender envolvidos em crimes, reduzindo assim, os índices de criminalidade na região.
A lancha possui motor 150HP, é equipada com rádio, sonar, GPS, kit de salvatagem e sirene, além de outros equipamentos que facilitarão o trabalho do sistema de segurança no município. Durante o ato de entrega, que aconteceu na sede do 9° Batalhão da Polícia Militar e reuniu os representantes estaduais, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, além de autoridades municipais, o titular da pasta da segurança pública estadual, Ualame Machado, ressaltou a necessidade da embarcação no município.
"Breves é a cidade polo de uma grande área aqui no Marajó. Então, essa nova embarcação que estamos entregando irá somar e muito nas ações desenvolvidas aqui", afirmou Ualame Machado lembrando da base Integrada fluvial de Antônio Lemos que logo será instalada no estreito de Breves. "A ideia é que nessa base funcione, de forma integrada, pelo menos cinco ou seis órgãos, com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Fazenda, Receita Federal, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, então vários órgãos parceiros ou aquele que quiser vim fazer um serviço específico, a Marinha, a Polícia Federal também podem ficar nessa base que terá toda a estrutura, comunicação, sistemas funcionando para que nós possamos garantir a segurança no ponto estratégico de toda a região do Marajó, e não somente de Breves", anunciou.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende, frisou o fato de analisar as peculiaridades locais para melhor servir os policiais civis e a sociedade. "Estamos renovando as oportunidades de deslocamento, certamente aqui na região do Marajó, onde os rios são as nossas ruas e eu que tenho uma vivência aqui nessa região, conheço as peculiaridades do local e posso afirmar que existe a necessidade de ter uma lancha desse porte para que possa percorrer toda essa região ribeirinha, os municípios aqui do Marajó sempre atendendo à população no momento que estiver necessitando da presença da Polícia Civil", concluiu. Novas embarcações já foram entregues para as cidades de Igarapé Miri, São Sebastião da Boa Vista, Marabá, Cachoeira do Arari, Abaetetuba, Algodoal, além de três, incluindo duas blindadas que ficam em Belém para serem utilizadas confirma a necessidade e agora Breves.