A Polícia Militar do Pará agraciou na manhã desta quinta-feira (26), durante solenidade realizada no auditório do Comando-Geral da PM, no bairro Parque Verde, em Belém, autoridades civis e militares com a Medalha do Mérito Tiradentes. A honraria concedida é alusiva à memória de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, consagrado como patrono das Polícia Militares Brasileiras.
A solenidade de entrega da Medalha do Mérito Tiradentes, presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, teve como objetivo homenagear autoridades civis e militares e reconhecer a contribuição delas para o aperfeiçoamento e projeção da instituição no âmbito nacional e estadual. A solenidade é referente ao dia 21 de abril deste ano.
Ao todo, 11 autoridades foram agraciadas no evento, entre elas o Procurador do Estado, Gustavo Monteiro, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, o Diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Deputado Federal Olival de Souza, o Coronel Talmo Evaristo, Comandante e Diretor do Colégio Militar de Belém, entre outras personalidades civis e militares.
O Deputado Federal Olival de Souza comentou sobre o sentimento de receber a honraria, que para ele carrega um importante simbolismo para a Instituição. ‘’Nós temos sido parceiros da PM dentro das nossas atividades, então é uma felicidade enorme ter esse reconhecimento, e hoje estar recebendo esta honraria’’, frisou o parlamentar.
O Coronel Dilson Júnior aproveitou a oportunidade para destacar os avanços conquistados pela Corporação nos últimos anos e os desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19, bem como elencou as parcerias firmadas com outros órgãos e instituições militares durante este período. O Oficial salientou ainda a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que vêm alcançado números expressivos este ano.
‘’Nós não poderíamos deixar de realizar uma solenidade, mesmo que singela, para marcar e materializar o reconhecimento da corporação àqueles que de alguma forma contribuem para o engrandecimento da nossa bicentenária Polícia Militar do Pará’’, frisou o Comandante-Geral da PMPA.
A Banda de Música da PM também participou da cerimônia, que em razão da pandemia da Covid-19, foi realizada respeitando as medidas restritivas de distanciamento social.
O Tiradentes é considerado símbolo da Inconfidência Mineira. Ele foi alferes de cavalaria, posto comparado hoje ao de 2° tenente, e morreu enforcado em praça pública no dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, Tiradentes é consagrado o Patrono das Polícias Militares.