A Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (27), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), mais uma edição da "Operação Hércules" em toda a área de atuação do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I). A concentração das tropas da PM ocorreu no Portal da Amazônia, em Belém.
O evento de abertura contou com a presença do Comandante do CPC I, Coronel Getúlio Junior, do Subcomandante do CME, Tenente-Coronel Mauro Prata, além de outros oficiais e praças da Corporação.
O objetivo dos esforços é intensificar as ações ostensivas e repressivas em determinados bairros da Capital, de acordo com as manchas criminais observadas em levantamento prévio; garantindo, desse modo, um policiamento mais estratégico e, consequentemente, a redução de práticas ilícitas.
As ações vão ocorrer de forma integrada com as unidades que já realizam diariamente o policiamento ordinário no CPC I, como é o caso do 1º, 2º, 20º e 27º Batalhões. Serão desenvolvidas abordagens, saturações, incursões e outras ações de segurança pública e defesa social.
Ao todo, somente do CME, 150 policiais militares, com o suporte de 40 viaturas, vão atuar das 16h às 23h. As ações da PM vão contar com o apoio dos militares do Batalhão de Ações com Cães (Bac), Batalhão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Regimento de Polícia Montada (RPMont).
A Operação Hércules ocorreu sem ocorrências de grande relevância. Até o encerramento das ações, não foi registrado no Centro Integrado de Operações (Ciop) casos de criminalidade de alta relevância.