A Polícia Militar realizou, na manhã desta segunda-feira, 30, a formatura de vinte e sete agentes de segurança pública que concluíram, com êxito, o I Curso Operacional de Radiopatrulhamento (I CORP).
A solenidade militar ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém e, além de ser prestigiada pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado e pelo Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, contou com a presença de familiares dos formandos.
Também participaram do evento os chefes dos Departamentos-Gerais de Operação (DGO), coronel Pedro Paulo, de Educação e Cultura (Dgec), coronel Paulo Sérgio; os comandantes de Policiamento da Capital II (CPC II), coronel Giorgio Mariúba; de Missões Especiais (CME), coronel Sérgio Neves e de Policiamento da Capital I (CPC I), coronel Getúlio Júnior - este último, responsável pela coordenação-geral do I CORP.
"O Governo do Estado tem investido em valorização e capacitação dos agentes de segurança pública e a Polícia Militar é um dos órgãos que mais nos ajudaram a diminuir a violência e os CVLI'S em todo o Estado. É por isso que eu fiz questão de participar da aula inaugural, no primeiro dia, e de estar aqui hoje, na formatura", frisou o secretário Ualame Machado.
Capacitação e viagem de estudo
Iniciado no último dia 2, o curso disponibilizou instruções teóricas, ministradas em sala de aula - para regular as ações e condutas das equipes de "1° esforço -, e práticas, como Mediação de Conflitos, Técnicas de Abordagem, Tiro Policial, Direção Tática, Doutrina de Radiopatrulhamento, entre outras disciplinas, que foram realizadas ao ar livre.
Durante 27 dias de capacitação, a rotina dos formandos mudou bastante e a relação com os familiares mais próximos precisou ser readaptada. "Sinto-me orgulhosa pelo esforço do meu esposo, que superou todas as adversidades, se doou, se esforçou e nos motivou a embarcar junto e ajudar de alguma forma. A sensação hoje é de alívio mas, sobretudo, de muito orgulho", relatou a senhora Jéssica Souza, 30 anos, esposa do tenente Cléberson Souza.
"O I CORP é mais um exemplo de como a Polícia Militar zela pela elevação do padrão de excelência do serviço prestado à sociedade paraense. Possibilitando, inclusive, uma viagem de estudo para que os alunos conhecessem alguns procedimentos adotados na PM do Piauí e que em breve, poderão nos ajudar bastante", finalizou o Coronel Dilson Júnior.