Novo prédio, em Belém, vai dispor de recepção, salas administrativas, auditório, almoxarifado, três alojamentos, copa, entre outros espaços
Foto: Renata Costa - SD PM
Entre os investimentos realizados pela atual gestão na área da segurança pública estão a modernização e o reaparelhamento das estruturas físicas prediais. Nesse sentido, o secretário de Segurança Pública do Pará (Segup), Ualame Machado, em conjunto com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior e representantes da construtora Ernego Ltda, assinaram nesta quinta-feira (2), a ordem de serviço para a construção na nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar, que abrange os bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Condor, Batista Campos, entre outros. A assinatura ocorreu no prédio da Segup, em Belém.
O novo espaço contará com recepção, cinco salas administrativas, auditório, almoxarifado, sala para reservas de armas, três alojamentos, sendo um feminino, armários, banheiros, depósito e copa. A obra será construída por meio do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp). Um investimento de R$ 1,1 milhão.
A obra começará nos próximos dias e o prazo para a conclusão do serviço é de 240 dias. Após a conclusão, a área em que hoje está localizado o batalhão, na rua Barão de Igarapé Miri, no bairro do Guamá, contará com uma Companhia da Polícia Militar.
Foto: Renata Costa - SD PM
O 20º BPM contempla diversos bairros de Belém, como, por exemplo, o do Guamá que é o mais populoso da capital e está inserido no Programa Territórios pela Paz. “O 20º Batalhão da Polícia Militar cobre os bairros da Terra Firme, Jurunas, Condor, e cobre também um bairro emblemático na cidade de Belém, que é o bairro Batista Campos. Então, tem uma cobertura muito grande e nada mais justo que darmos condições dignas de trabalho para os policiais, mas também pra que a sociedade veja e tenha noção da importância desse batalhão. Deverá ser entregue a nossa sociedade um local estratégico, no centro da sua área de atuação, e que irá melhorar muito a atuação da Polícia Militar do Pará”, afirmou o secretário Ualame Machado.
Com a assinatura do contrato entre a empresa e a Segup para a construção do novo prédio do quartel do 20º BPM, tanto os policiais quanto a comunidade vão ganhar com a aquisição da nova unidade policial.
“Há muito o 20º Batalhão estava sediado em um aquartelamento não compatível com o tamanho do seu efetivo. Então, veio em muita boa hora essa parceria com o Fisp. O Fundo de Investimento em Segurança Pública que vai custear essa obra em um terreno doado para a Polícia Militar, ainda no final de 2018, muito bem localizado ali no bairro da Cremação/Condor, que tem uma área muito boa, uma área que vai proporcionar um aquartelamento de qualidade. Então a gente fica muito feliz de poder, na condição de comandante-geral e ex-comandante do 20º Batalhão, poder dar esse retorno para essa tropa muito especial do Comando de Policiamento da Capital I, e com certeza, isso vai trazer uma melhoria no nível da qualidade do policiamento que essa tropa presta para a população do nosso Estado”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior.
Estiveram presentes ao ato diversos militares, como o chefe do Estado-Maior, comandante do CPC I e comandante do Batalhão, Tenente-coronel Ed-Lin Anselmo de Lima. “Nós iremos ter condições de desenvolver novas atividades dentro da unidade, atender mais e melhor a toda a população que faz uso do trabalho que nós oferecemos, de segurança pública. Será uma vitória para a comunidade, vai ser um momento que deve ser celebrado e muito, e vitória também pra tropa, que está recebendo um local que ele vai se sentir mais bem acolhido e mais bem recepcionado”, enfatizou ele.
Foto: Renata Costa - SD PM