Os militares do 25º Batalhão da Polícia Militar, em ação conjunta com os agentes da Polícia Civil e Guarda Municipal de Belém, atuaram no cumprimento de mandados de prisão e combate ao furto e a receptação de cabeamento utilizado pelas empresas de telefonia e energia elétrica. Os esforços ocorreram na manhã desta sexta-feira (3), na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém.
As concessionárias Oi, Claro e Equatorial Energia solicitaram apoio dos órgãos de segurança pública de Mosqueiro para identificar e coibir o furto e receptação de cabeamento de suas linhas de transmissão. A prática é considerada criminosa e está sendo cada vez mais recorrente, devido ao valor comercial do cobre e do alumínio.
Durante a ação dos policiais, quatro estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, sendo encontrados neles materiais de origem ilícita, que na ocasião foram apreendidos. Os proprietários das sucatarias foram advertidos e orientados para não adquirirem esse tipo de material. Providências cabíveis foram tomadas na 9° Seccional de Mosqueiro
É importante ressaltar que a prática desse tipo de crime pode resultar na falta e sobrecarga de energia, queda do sinal telefônico e de Internet.