A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), deflagrou, nesta sexta-feira, 3, a operação Independência em todo o Pará, com reforço das ações ostensivas e preventivas na Região Metropolitana e em 15 municípios do interior do Estado.
Desta forma, as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba, na Região Metropolitana de Belém; os municípios de Salvaterra, Soure e Portel, no arquipélago do Marajó; além de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Cametá, Colares, Curucá, Maracanã, Marapanim, Mocajuba, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim e Salinópolis, no nordeste paraense, receberam reforço de militares de outras unidades para garantirem a segurança de moradores e banhistas durante o feriado prolongado de comemoração da Independência do Brasil.
Somente para o município de Salinópolis, que possui as mais belas praias de água salgada e é considerado uma das principais áreas de mobilização de pessoas, a Polícia Militar aumentou de 110, para 200 o número de policiais militares na região.
Com isso, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), que é responsável pelo policiamento ostensivo em Salinas e em outros quatro municípios do nordeste paraense, conta com mais 90 homens e mulheres, deslocados de outras unidades para intensificar as ações preventivas nas praias, balneários e áreas de maior fluxo de veículos e pessoas.
Ostensividade e nova dinâmica social
Equipes do Quartel do Comando Geral (QCG), Comando de Policiamento da Capital I e da Capital II (CPC I e CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e Comando de Missões Especiais (CME) foram distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
Durante a manhã, equipes de policiamento a pé e em viaturas de quatro e duas rodas, intensificam as ações ostensivas nas praias da Corvina e Atalaia; e próximo ao Mercado Bom Jesus, na área central da cidade.
Durante a tarde, além do policiamento em quadriciclos, equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMont), mais conhecido como "Cavalaria" e Grupamento Tático Operacional (GTO), reforçam ainda mais a fiscalizações nas áreas que dão acesso às praias.
À noite, o principal ponto de concentração de pessoas, está localizado na orla do Maçarico, onde equipes a pé e de viaturas realizam ações de radiopatrulhamento a todo o tempo. De acordo com o comandante da 1ª CIPM, major Carlos Alberto, existe uma nova dinâmica social em relação à praia do Atalaia, durante o período noturno.
"A gente percebe que houve uma mudança expressiva no que diz respeito à concentração de visitantes naquela localidade. Há pouco tempo, os banhistas desocupavam aquela área e se dirigiam com a família ou amigos, para a orla do Maçarico, mas hoje em dia, a maioria das pessoas que vão para a praia do Atalaia, permanecem por lá, durante a noite", frisou o oficial, que garantiu que houve reforço de viaturas para o local e que "o número de furtos, roubos diminuíram consideravelmente neste ano".